O Turismo na Amazônia
Dia 05 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, que é um dos patrimônios naturais mais valiosos do mundo e a maior reserva natural do planeta. Este dia serve para alertar sobre a necessidade de preservar esse bioma, e pensando nisso surgiu a seguinte questão:
Já imaginou como funciona o turismo na Amazônia?
Essa região que encanta a nossa imaginação pode ser conhecida de forma prazerosa e sustentável!
Mas antes de falar um pouco de como funciona o turismo na região, vamos te explicar um pouco sobre o território da Amazônia, informação essencial para você planejar e programar a sua viagem para esse destino.
A Floresta Amazônica abrange um território de 9 nações da América do Sul, uma área que é representada por sua vegetação que fica em volta da grande bacia hidrográfica do Rio Amazonas.
A Amazônia é associada ao Brasil porque bem mais da metade de sua área está em nosso território, cerca de 13% estão no Peru e outras parcelas se dividem entre Colômbia, Bolívia, Venezuela, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa.
Aqui no Brasil a Amazônia está presente em 9 estados brasileiros: Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantis e Maranhão. O estado do Amazonas é o maior estado do nosso país, e está localizado bem no centro da Floresta Amazônica, o Rio Amazonas o corta de ponta a ponta.
Falando sobre o turismo, a cidade mais procurada é Manaus, por ter uma estrutura em aeroporto, hotéis e ser o início de experiências inesquecíveis como o “Encontro das Águas”. Você também pode conhecer outros destinos em outros municípios do estado, principalmente no Pará, mas a melhor experiência está associada à essa região manauara.
O forte da região é o transporte fluvial, pela sua fácil navegabilidade e a incrível extensão. Então se além de roteiros e passeios pela floresta, você desejar conhecer comunidades instaladas em regiões mais distantes, ou planeja atividades de ecoturismo, não se esqueça de fazer isso com segurança e consciência.
Os passeios amazônicos levam a rios e cachoeiras, com destaque especial para o encontro das águas dos rios Negro e Solimões, as praias de Anavilhanas e a Praia da Ponta Negra em Manaus.
Destinos mais procurados na Amazônia
Manaus, Amazonas.
Destino mais procurado para quem prioriza conforto, afinal a cidade garante comodidades que apenas a cidade grande pode oferecer. A cidade dispõe do próprio aeroporto e de um porto que oferece viagens para alguns destinos amazônicos.
Conheça o Teatro Amazonas e o Museu da Amazônia (Musa), visite também as águas da praia de Ponta Negra e vá até Presidente Figueiredo, região conhecida pelas suas mais diversas cachoeiras.
Belém, Pará.
Tem um aeroporto que recebe vários voos de cidades brasileiras, a capital paraense é o local do centenário Mercado Ver-o-Peso, um dos mais antigos do Brasil e onde você compra de tudo: artesanato, grãos, açaí, cupuaçu etc.
Outros dois pontos turísticos importantes é o Theatro da Paz e a Basílica de Nazaré, que é sede da maior festa religiosa do mundo: o Círio de Nazaré. Não se esqueça também de passear pelas ruas da Cidade Velha.
Parintins, Amazonas.
Esse destino é famoso por sediar uma das maiores festas populares do mundo: o Festival de Parintins! Essa festa acontece todos os anos em Junho e reúne pessoas que vem de todo o mundo, com suas músicas, danças e apresentações culturais. Para visitar esse evento deve se programar com antecedência, pois os ingressos são vendidos bem antes e esgotam rápido.
Arquipélagos de Anavilhanas.
Esse arquipélago é formado por mais de 400 ilhas fluviais e 60 lagos em plena floresta amazônica, entre as cidades de Manaus e Novo Airão. É o maior arquipélago fluvial do mundo, sua área é duas vezes maior do que a cidade de São Paulo. Aqui os visitantes podem visitar trilhas aquáticas e terrestres, safáris, flutuação e muito mais!
Cachoeiras de Presidente Figueiredo
Conhecida como as terras das cachoeiras da Amazônia, essa cidade abriga mais de 100 cachoeiras e cascatas, além de trilhas no meio da selva, parques e reservas ecológicas, fazenda com atividades de ecoturismo e muitas opções para toda a família.
As cachoeiras mais procuradas da região são: Pedra Furada, Mutum, Onça e a do Natal.
Museu do Seringal.
Na zona rural de Manaus fica o espetacular Museu de Seringal, um museu a céu aberto e que simula um típico seringal do século XIX. Lá tem a opção de visita guiada que levam os visitantes a construções do período, como acomodações dos seringueiros, a casa do dono, os espaços de produção de borracha e muito mais!
Para chegar lá é necessário pegar um barco e navegar por 30 minutos pelo rio Turumã-Mirim. A entrada do museu custa R$10 (pode ter sofrido alterações).
Encontro das Águas.
Aqui é um dos pontos turísticos mais falados da Amazônia: o encontro das águas de Rio Negro e Solimões, quem correm lado a lado e não se misturam, por certa de 6 km.
Isso acontece porque as águas de Solimões são carregadas de sedimentos oriundos da Cordilheiras dos Andes, o que lhe garante um aspecto mais barrento, enquanto o Rio Negro tem águas mais escuras.
Os passeios para ver esse encontro de águas são guiados e você poderá aprender ainda mais sobre esse fenômeno.
Ilha do Marajó.
Essa ilha fica localizada onde o rio Amazonas se encontra com o Oceano Atlântico, no Pará. Também é uma ilha conhecida por abrigar mais búfalos do que seres humanos.
Ela também ostenta o título de maior ilha fluviomarítima do mundo, 40 mil km² de área. Nesse ponto você terá a oportunidade de se banhar nas águas do rio, conhecer os manguezais, fazer trilhas ecológicas e apreciar a paisagem.
Tribos Indígenas.
Aqui é uma das poucas oportunidades que você terá de conhecer as tradicionais comunidades indígenas, onde você pode saber mais sobre a sua história e sua cultura.
Os índios promovem pequenos rituais embalados por música e dança, além de comercializarem venda de artesanato e iguarias locais.
Um passeio único e inigualável e que vale muito a pena fazer.
Nós da All World Viagens oferecemos passagens aéreas, hospedagem, ingressos, e aluguel de carros e seguro-viagem. Tudo de forma personalizada para sua necessidade e roteiros.
Conte conosco para ajudar a organizar a sua viagem!
Sempre postamos dicas e novidades nas nossas redes sociais também, siga-nos!