Tudo sobre Gramado!

Lazer e Entretenimento Outros Roteiros

É uma cidade charmosa em seu estilo europeu, com muitas flores e áreas verdes, que encantam durante todo o ano. O destino possui vários restaurantes, parques temáticos, eventos como o Natal Luz e atrações como o Snowland, Acquamotion, Museu de Cera, Super Carros entre muitas outras que agradam a todos os gostos e idades.

Gramado é considerada a capital turística da Serra Gaúcha e fica a 130 Km de Porto Alegre. Sua cidade vizinha, Canela, também oferece paisagens de tirar o fôlego e passeios incríveis.

Para te ajudar a montar o seu roteiro, fizemos esse guia com as principais atrações e passeios de Gramado, além de dicas de restaurantes temáticos na cidade gaúcha mais procurada do nosso país.

Acquamotion

Gramado muitas vezes é associada ao frio das cidades do Sul e por ser uma cidade muito buscada por casais. Porém ela também tem muitas atrações para toda a família, como o Acquamotion.

Esse é o parque aquático de Gramado, ele é fechado, com piscinas aquecidas, tobogãs e playgrounds. Também tem uma piscina aquecida ao ar livre para os corajosos de plantão, além de restaurante e lanchonete. É um passeio muito indicado para se fazer com crianças.

Snowland

O parque temático de neve mais conhecido do Brasil! Chama muito a atenção dos turistas pois traz uma proposta diferente de todos os parques do Brasil, lá o foco são atrações com neve. Ele é o primeiro parque de neve indoor na América Latina e possui uma pista de esqui e snowboard, uma descida de boia na neve, simulador 3D, pista de patinação e até aluguel de moto na neve são as experiências que te esperam nesse lugar que neva o ano inteiro!

Museu de Cera

Esse espaço é destino a guardar réplicas de cera de diversos artistas e personagens conhecidos mundialmente. Quem visita o museu adora tirar muitas fotos engraçadas com seus ídolos.

Hollywood Dreams Cars

É o lugar ideal para os amantes de carros antigos, onde é possível observar carros antigos e bem conservados. Tão bem cuidados que muitas vezes parecem carros de Hollywood!

Mini Mundo

Esse é um parque a céu aberto com réplicas de casas, comércio, ruas etc. 24 vezes menores que as originais. O parque começou como uma distração e hoje é um dos lugares mais visitados de Gramado. Você encontrará réplicas da Usina do Gasômetro, Museu do Ipiranga e até do aeroporto de Bariloche. Com certeza vale uma visita.

Exceed Experience Park

Esse é o mais moderno parque de Games da América Latina, dedicado a quem ama jogos, adrenalina e superação. Com os simuladores mais modernos e os games VR mais poderosos, você vai se divertir em duas experiências.

Harley Motor Show

Museu somente com motocicletas Harley-Davidson, uma coleção que impressiona pelos modelos raros e históricos, onde os amantes de motos podem conhecer mais sobre a história da marca.

Salão Super Carros

Esse espaço abriga alguns carros mais velozes e luxuosos do mundo, onde você pode ver de perto modelos da Ferrari, Lamborghini, Porsche, entre outras. Aqui quem ama automóveis e velocidade ficará encantado.

Parque Selfie Gramado

Espaço moderno e interativo onde você pode tirar muitas fotos divertidas sozinho, com a família ou amigos. Com cenários coloridos e temáticos que sempre mudam, o que torna cada visita única. Com certeza é o lugar ideal para influencers e social medias visitarem e tirarem ótimas fotos.

Jardim do amor

Espaço com jardins cuidadosamente planejados e decorados com corações e todas as formas de amor. Lugar tranquilo e encantador para admirar a natureza, perfeito para casais em lua de mel ou para aqueles que buscam tranquilidade.

Parque Olivas

Fica a cerca de 25 minutos do centro de Gramado onde é possível fazer degustação sensorial de azeites de oliva, apreciar a bela vista do Cânion da Pedra Branca e por fim apreciar o pôr do sol mais inesquecível de Gramado. O lugar também conta com uma “Fazendinha” para as crianças, com pequenos animais e que imita uma fazenda de verdade.

Le Jardin

É um parque de lavandas, que tem o objetivo de mostrar a diversidade das espécies de lavanda e incentivam os benefícios que as propriedades dessa planta podem trazer. Elas florescem de outubro a novembro e algumas outras espécies variadas ficam floridas o ano inteiro. O lugar conta com uma loja temática e restaurante, onde você pode experimentar o famoso strudel.

Andar na Rua Coberta

Antigamente chamada de Rua Madre Verônica, essa famosa rua da cidade fica localizada no coração da cidade e em frente ao Palácio dos Festivais, onde ocorre o famoso Festival de Cinema de Gramado.

A rua tem esse nome pois ganhou uma cobertura e decoração com várias plantas pendentes. Nela e em suas proximidades há várias lojinhas e restaurantes, é o lugar ideal como comprar souvenires e tomar um chocolate quente.

Conhecer o Lago Negro

É um lago artificial de Gramado e fica cercado por árvores e arbustos de hortênsias, aqui você pode aproveitar para fazer um passeio tranquilo e andar de pedalinho. É uma boa indicação para quem busca um passeio romântico.

Visitar a Igreja São Pedro

Essa igreja foi construída em 1917 e grande parte de suas paredes são de pedra, além de possuir uma torre de 44 metros de altura. Ao seu lado fica a Fonte do Amor Eterno, onde muitos casais deixam um cadeado com seus nomes para declarar seu amor eterno.

Fonte do Amor Eterno

Como Gramado é um destino muito procurado por casais, é uma cidade com romance por todos os lados. Um exemplo é essa pequena fonte que fica ao lado da Igreja São Pedro, ela é uma fonte em estilo parisiense e sempre que for lá vai encontrar casais apaixonados selando seu amor em frente a fonte, com cadeados, declarações de amor e até pedidos de casamentos!

Andar pela Av. Borges de Medeiros e pelo Centro de Gramado

Essa é uma das principais avenidas da cidade e é excelente para andar de a pé, ver as lojinhas e fazer algumas compras. Nela você encontrará loja de lembrancinhas, roupas, calçados e muitos restaurantes, além de muitas chocolaterias de fabricação própria.

Conhecer a famosa Rua Torta

É uma rua que lembra muito a famosa Lombard Street em San Francisco e vale o registro nesse novo cartão postal da cidade. Conhecida como Rua Torta, a Rua Emílio Sorgetz não possui tantas curvas igual à da cidade norte americana, mas são suficientes para atrair turistas durante todo o ano.

Conheça o Vale dos Vinhedos e faça um passeio de Maria Fumaça

Esse passeio percorre cerca de 120 Km até a cidade de Bento Gonçalves e passa por paisagens inesquecíveis da Serra Gaúcha. Você será recebido na estação do Trem do Vinho com alegria, música e degustações de vinhos e sucos de uva antes de embarcar no Trem Maria Fumaça.

Você terá toda a experiência de um passeio de Maria Fumaça e de conhecer mais sobre como uma vinícola funciona, desde o plantio até o resultado final, com mais degustação de vinhos, sucos e espumantes.

Tour Gran Reserva

Passeio ideal para quem deseja se divertir, degustar e aprender mais sobre vinhos. Aqui você irá aprender a degustar vinhos e espumantes da forma correta, passear pelas vinícolas da região do Vale dos Vinhedos e, claro, levar uma taça personalizada para casa.

Tenha uma experiência de uma Noite Gaúcha

Descubra a verdadeira tradição gaúcha com a experiência imperdível da Noite Gaúcha, onde você terá uma experiência inesquecível de comida, música e danças típicas. Aqui você será recepcionado com uma tradicional roda de chimarrão, depois você poderá se deliciar em um buffet self-service repleto de delícias da culinária tradicional, com carnes bovinas sopa de capeletti, abóbora caramelizada e uma variedade de irresistíveis sobremesas.

A experiência ainda garante música e dança ao vivo, com brincadeiras interativas e que garantirão momentos de alegria e descontração a todos.

Cidade charmosa e que também atrai muitos turistas durante todo o ano, ela possui uma grande influência da colonização alemã na arquitetura e conta também com passeios, museus, parques e até uma linda cascata em seus muitos locais para visitação.

Separamos os principais aqui para você também incluir no seu roteiro.

Vale dos Dinossauros

Uma ótima opção para quem viaja com crianças! O Parque dos Dinossauros é um espaço cercado por mata, com réplicas de diferentes espécies de dinossauros e que irá impressionar todos os pequenos que passarem por lá.

Parque do Caracol

Nesse parque fica localizada a Cascata do Caracol, uma queda d’água de 130 metros de altura e grande atração do parque. É uma cachoeira para se admirar, no parque há mirantes panorâmicos e uma escadaria que leva ao final da cachoeira, o que permite observá-la também de outro ângulo (verificar datas e horários de funcionamento).

Dentro desse parque você também pode fazer trilhas, conhecer quedas d’águas, fazer um piquenique e relaxar no meio das árvores.

Skyglass

O Skyglass é uma plataforma de vidro suspensa a 360 metros sobre o vale do Rio Caí. Foi inaugurada no fim de 2020 e hoje já é um dos lugares mais buscados de Canela! A plataforma ainda conta com um monotrilho em sua estrutura em que o visitante pode se aventurar e ter uma experiência única e observar a vista do Vale da Ferradura.

Teleféricos

Próximo ao Parque do Caracol fica o Parque da Serra, que é um espaço com teleféricos que oferecem um passeio com uma vista maravilhosa da Cascata do Caracol. Na parte superior do trajeto há algumas estruturas de madeiras, que fazem sons de animais, e a vista é uma das melhores para observar a Serra Gaúcha.

Catedral de Pedra

Essa catedral fica na praça central da cidade e seu piso e seu revestimento são de pedra. Ela recebe uma iluminação colorida durante a noite e festividades especiais durante o Natal. A catedral é aberta ao público durante o dia e onde a noite acontece o famoso Show de Luzes, que acontece às 20h30 e 21h30 e é de grátis. O show tem muita música e jogos de luzes moderno feito na fachada da catedral. Atente-se a época do ano de sua viagem para verificar se o Show de Luzes não sofreu nenhuma alteração de horário.

Mundo a Vapor

Essa atração é ideal para quem gosta de máquinas movidas a vapor, onde loco na entrada você já se depara com uma locomotiva cruzando a fachada do prédio. Essa é uma ideia para retratar um acidente ferroviário que ocorrei em 1895 em Paris, onde um trem descarrilhou e atravessou a parede da Estação Montparnasse.

Na parte de dentro dessa estação estão algumas máquinas movidas a vapor em versão de miniatura, onde você poderá conhecer um pouco da história e das grandes invenções do século passado.

Parque Terra Mágica Florybal

Essa fábrica de chocolate foi sempre conhecida por suas lojas temáticas divertidas, onde você pode achar personagens como duendes e animais. Todo esse mundo deu origem ao Parque Terra Mágica, onde você pode achar várias atrações com personagens como fadas, dinossauros, animais, magos, castelo medieval, seres mitológicos, terror, índios e santos. O espaço ainda conta com vários brinquedos, cinema 7D e apresentações artísticas. O parque ainda conta com restaurante, área de descanso e um playground.

Alpen Park

Esse lugar é um pequeno parque de diversões de Canela, com uma montanha-russa, tirolesa, cinema 4D, passeios de quadriciclo, escalada e descida de trenó. O parque fica cercado por uma paisagem muito bonita e é uma excelente atração para todas as idades.

Museu do Automóvel

Em Canela é possível visitar o Museu do Automóvel com 50 veículos fabricados entre 1920 e 1980, esses veículos faziam parte de uma coleção pessoal e hoje são expostos ao público. Um dos carros expostos são o Ford Thunderbird, Cadillac e o Isetta.

Museu Egípcio

Esse museu tem um grande acervo de peças produzidas pelo artista plástico Essam Elbattal, ele é egípcio e fez réplicas de múmias, sarcófagos e uma pirâmide que tem mais de 8 metros de altura. Lá você também pode vestir fantasias egípcias e tirar muitas fotos.

Museu do Caminhão

Para quem gosta de automóveis enormes, como caminhões, esse museu tem diversos modelos de caminhões e picapes das décadas de 1940 e 1990. São cerca de 60 veículos expostos e que rendem belas fotos.

Esperamos que consiga decidir todas as suas atrações e seu roteiro através dessa matéria. Para comprar, programar ou caso ainda tenha alguma dúvida sobre sua viagem para Gramado, fale com um de nossos consultores!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *