ETIAS é adiado para maio de 2025

Novidades

O lançamento do ETIAS (Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem) foi adiado de meados de 2024 para maio de 2025.

O Adiamento do visto europeu é decorrente de um atraso no lançamento do sistema de Entrada/Saída (EES), outra medida de segurança fronteiriça da União Europeia.

Um funcionário da EU afirmou ao portal Schengen Visa Info: “Inicialmente esperávamos que o EES se tornasse operacional até o final deste ano, ou o mais tardar, no início do próximo ano. Devido a atrasos imprevistos, tornou-se evidente que este cronograma é inatingível. Como resultado, a implementação do ETIAS foi remarcada para maio de 2025, com possibilidade de novo adiamento”.

Quando o ETIAS entrar em vigor, permitirá que os cidadãos isentos de vistos entrem em território dentro da União Europeia/ Espaço Schegen para estadias de curta duração. A autorização do ETIAS estará vinculada ao passaporte do viajante e terá validade de 3 anos ou até o vencimento do passaporte, o que ocorrer primeiro.

Quando o viajante precisar emitir um outro passaporte, ele também precisará emitir um outro visto do ETIAS.

O visto europeu custará 7 euros e geralmente levará alguns minutos para ser processada, ou até quatro dias. Menores de 18 anos e maiores de 70 anos terão isenção de taxa.

O SES é um sistema informático automatizado para registrar residentes de países terceiros que viajam para uma estadia de curta duração, sempre que atravessam fronteiras externas de países europeus que usam esse sistema. O EES substitui o carimbo do passaporte e automatiza procedimentos de controle de fronteiras, tornando as viagens para os países europeus mais eficientes para o viajante.

A implementação do visto europeu ETIAS só pode acontecer 5 a 6 meses após o lançamento do EES, segundo o porta-voz da Comissão Europeia.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *